Se você pensa empreender ou já está empreendendo, deve ter pensado o quanto você precisa se dedicar para que dê tudo certo, e olha que esse tudo pode ser muita coisa. Ter sua própria fonte de renda pode ser um desafio quando você precisa fazer tudo sozinho. Imagine que você é um ótimo artesão ou uma ótima artesã que resolveu vender os seus produtos (saiba que até aqui você já estaria na frente de muitas pessoas que querem empreender). Algumas perguntas iniciais que você pode se fazer são: onde eu vou vender os meus produtos? Vou ter uma loja física? Vou ter uma loja online? Como vou divulgar os meus produtos? Normalmente essas são as primeiras perguntas que nos fazemos, porém existem muitas outras que você pode não se fazer e que são tão importantes quanto as perguntas anteriores.
Administrar o seu próprio negócio não é uma tarefa tão difícil assim (ok eu sei que dá trabalho e que há pessoas que passam a vida estudando como administrar empresas), mas se você for uma pessoa organizada, disposta a aprender um pouco por dia, que consiga executar as tarefas necessárias e que além disso faça sempre um julgamento do que está acontecendo com o seu negócio, eu te garanto que será mais fácil administrar a sua empresa.
O primeiro ponto que precisamos observar é que independente de você trabalhar sem CNPJ você deve tratar a sua atividade como se fosse uma empresa. Por que você precisa fazer isso?
Porque assim você começa a separar o que é trabalho do que são necessidades pessoais.
Quando falamos de dinheiro, a primeira dica é: tenha uma conta para você e outra para a sua empresa. O mesmo se aplica para o seu tempo. Vamos voltar ao exemplo do artesão. Se o seu ateliê é na sua própria casa é possível que você “misture” os seus horários e acabe trabalhando no momento em que deveria estar descansando, ou que esteja realizando uma atividade da casa em vez de estar produzindo ou administrando o seu negócio. Dividir o que deve ser feito pela empresa e o que você precisa fazer pessoalmente ajudará a diminuir estresses comuns entre empreendedores. Se organizar é fundamental para a sua saúde e a saúde da sua empresa!
O segundo ponto é o controle. Uma grande empresa sabe tudo, ou quase tudo, o que acontece na sua operação e nas suas finanças. Assim deve ser com você na sua empresa, independentemente do tamanho que ela tenha. Se você trabalha em algum ramo que te exija ter estoque, será preciso saber as quantidades, quais os itens que não podem faltar nunca no seu estoque e quanto custa cada item. Esses são apenas alguns exemplos para o estoque. Podemos dar exemplos de finanças como controlar os recebimentos (pode parecer absurdo, mas algumas pessoas não sabem nem que tem cliente devendo a eles. Isso acontece por não haver controle), controlar os gastos, separar os gastos pessoais dos gastos profissional etc. Eu sei que ficar olhando números pode ser cansativo e que em alguns momentos você não vai querer vê-los, mas é aí que está a diferença entre ser bem-sucedido ou ficar pelo caminho.